domingo, 3 de outubro de 2010

Liceu Passos Manuel - Voltei à Escola




O dia foi difícil, o coração estava acelerado, as horas não passavam, o nervoso miudinho ia aumentando.


Felizmente pelo meio tomei um café com um amigo que também não via há muitos, muitos anos.


Cheguei ao Portão,( perdi a noção do tempo), recuei 20 anos e sorri...dei um passo, já estou cá dentro.


Um misto de emoções dominaram e controlaram o meu ser. Não sabia o que fazer...


Na entrada, estava um aluno sentado nos degraus laterais, olhei para ele e sorri (tantas vezes me tinha sentado ali).


Olhei para a inscrição, LICEU PASSOS MANUEL, subi os degraus, procurei em todas as direcções algo que reconhecesse, as diferenças não são muitas. Percorri o átrio principal e sou recebida por alguém muito simpático que penso, pertencer à Direcção da Escola.


Depois de uma troca de palavras deu-me as Boas Vindas "à minha casa" ! Talvez tenha sido um momento delicado, senti os olhos mergulhados num mar de lágrimas, enquanto me sorria e me aconselhava a visitar o novo Passos Manuel.


Percorri os corredores, sózinha, sem conseguir controlar as lágrimas que agora teimavam em percorrer o meu rosto.


Coloquei os óculos escuros e continuei.


O meu Liceu está agora de cara lavada.


Contorno o rés do chão e encontro-me novamente em frente à imponente escadaria onde minutos antes conversara com aquele simpático senhor.


Coloco a mão no corrimão, olhei para trás, precisava de alguém naquele momento, não vi ninguém e numa emoção inimaginável, começo lentamente a subir os degraus, tentando sentir a sua segurança,; cada degrau, uma recordação...


Aqui fui feliz...


Percorri todo o 1º andar, lembrando-me de pequenas histórias vividas com amigos e professores.


Chega! Está na hora de descer e procurar o local do jantar...


Mais surpresas, o antigo campo de futebol está transformado, recebeu as influências da arquitectura moderna, lindo!


Continuo a descer, já falta pouco, umas escadas em caracol transportam-me ao destino desta noite...


Lá em baixo, vejo alguém sorrir...


Um abraço forte e intenso é o que sinto neste momento. Finalmente estou calma. Era aquele abraço que precisava...




Depois foi aguardar a chegada de tantos e tantos amigos e colegas.


Que grande noite! Abraços e mais abraços, sorrisos, histórias recontadas, histórias de vida, palavras de carinho e mais sorrisos.

Estavam também alguns dos nossos professores que por incrível que pareça se recordavam de nós, é esta a magia que esta Grande Casa tem.


Somos guiados, agora, pelos Professores, a um passeio nocturno por este magnífico Liceu.

Mais histórias que se recordam, nas salas de aula, sentamo-nos novamente e recuamos no tempo.


Estávamos todos verdadeiramente felizes.

Uma noite que ficará para sempre na memória de quem ali esteve.


Obrigada a todos os que passaram pela minha vida nesta minha "segunda casa".

Até sempre.


2 comentários: