quarta-feira, 14 de julho de 2010

A responsabilidade também é das escolas

A responsabilidade também é das escolas, ouvi mais uma vez este comentário em relação à separação do lixo doméstico.

Sinceramente já não sei o que pensar e que argumentos utilizar para que, quem faz estes comentários entenda que a responsabilidade é partilhada.

Ora vejamos, no pré-escolar inicia-se este trabalho; as crianças aprendem a separar o lixo, fazem jogos, cantam, representam em peças de teatro...este trabalho tem continuidade na vida académica de todos os alunos.

Então porque não está a resultar?

Se este projecto tem continuidade na escola mas não se realiza em casa...está explicado.

Dou um exemplo: recebo muitas crianças em casa porque tenho dois filhos e naturalmente gostam de convidá-las para brincar.

Na hora do lanche, reparo sempre na dificuldade com que se deparam para separar o lixo, pergunto-lhes sempre se não aprenderam na escola, a resposta é sempre positiva, pergunto-lhes se separam o lixo em casa, a resposta é sempre negativa.

Será necessário fazer mais algum desenho?

O mesmo acontece nos automóveis, uma criança que está habituada a colocar o cinto de segurança, entra num carro e é a primeira atitude que toma, quem não o faz por hábito, não sabe onde está o cinto, não sabe como colocá-lo nem tão pouco apertá-lo.

Por muito que se ensine na escola, não é connosco (professores) que as crianças vivem.

O exemplo vem de cima, é o hábito que faz o monge.

Quando os pais explicarem a importância de separar ou colocar o cinto, sem vacilarem, as atitudes mudarão, até lá ,continuará muito lixo por separar e veremos muitas crianças soltas dentro dos carros.

Sem comentários:

Enviar um comentário