quinta-feira, 1 de abril de 2010

Irena Sendler






Uma senhora de 98 anos chamada Irena acabou de falecer.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.

Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!)

Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruido que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente.

Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma arvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a familia. A maioria tinha sido levada para aa camaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global

Não permitamos que alguma vez, esta Senhora seja esquecida!!

7 comentários:

  1. Prezo muito o seu blogue. Parabéns.

    Permita-me, cometeu um lapso ao referir que Irena Sendler(Sendlerowa née Krzyżanowskaque, para ser exacto. Este era o seu nome Polaco) faleceu agora, recentemente. A Senhora faleceu a 12 de Maio de 2008.

    Algumas notas e um local na Internet que fala sobre Irena:

    "Irena Sendler foi apresentada como candidata para o prémio Nobel da Paz pelo Governo da Polónia. Esta iniciativa pertenceu ao presidente Lech Kaczyński e contou com o apoio oficial do Estado de Israel através do primeiro-ministro Ehud Olmert, e da Organização de Sobreviventes do Holocausto residentes em Israel.

    As autoridades de Oświęcim (Auschwitz) expressaram o seu apoio a esta candidatura, já que consideraram que Irena Sendler era uma dos últimos heróis vivos da sua geração, e que tinha demonstrado uma força, uma convicção e um valor extraordinários frente a um mal de uma natureza extraordinária.

    O prémio, no entanto, foi dado a Al Gore pelo slide show sobre o clima global."

    Poderá encontrar mais informação, na internet. Um dos locais mais pesquisados será este, aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irena_Sendler.

    As minhas desculpas pela correcção. De certo um lapso.

    Cumprimentos,
    José Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina,

    Não há muito tempo que vi um documentário sobre esta Senhora Irena Sendller.
    Concordo contigo que não a façamos esquecer.
    Bem-haja pelo bem que fez!

    Desejo-te uma Páscoa Feliz.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, agradeço todas as correcções.
    Boa Páscoa a todos.

    ResponderEliminar
  4. Ola Amiga,

    "Talvez este tempo, o da quaresma, não nos proteja e ausente das relações, mas que nos leve e nos abre com generosidade para a comunicação e para a relação. Sacrifício, esmola e jejum não são sinónimos de vida distante e fechada, mas de uma disponibilidade maior para deixar-se afectar pela história da própria vida." (in Toques de Deus)

    FELIZ PASCOA PARA TI E FAMÍLIA!!! QUE SEJAM DIAS DE REFLEXÃO E PAZ !!!

    Beijos Grandes
    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Muito boa tarde!!!
    Acho o texto excelente e a escolha do tema !!!

    Não nos esqueçamos, nunca desta Senhora e do que foi o Holocausto.
    Dizem que não, mas desde a 2 Guerra Mundial já existiram muitos. Basta uma pequena batalha, uma vida perdida, para ser um Holocausto. PAREM !!!!

    Quero desejar uma Santa e Feliz Pascoa, para si e família. Momento de reflexão, de paz, amor, fé, esperança !!!!!!

    Um Abraço com Amizade

    ResponderEliminar
  6. Desculpe, o texto não é meu. Foi-me enviado por email. E como acho que a maioria das vezes estes (importantes) não são lidos, não reencaminhei e decidi colocá-lo aqui.

    ResponderEliminar