terça-feira, 16 de março de 2010

Sentadas na sala com uma chávena de chá bem quente entre as mãos, ríamos com prazer de situações anormais que vão acontecendo na vida de qualquer ser humano.
Recordámos momentos intensos de grande cumplicidade em que na hora exacta nos apoiámos no ombro uma da outra. Os anos têm passado por nós mas há sentimentos, vivências que não podem ser esquecidos.
Enquanto bebíamos deliciadas um chazinho, enroladas nas mantas coloridas, fomos percebendo o que mudou ou não mudou nos últimos anos.
Os tempos mudaram, dizíamos, ligamos a televisão e constatamos que os nossos queridos jornalistas (grande parte) viraram jornaleiros, não importa qual o conteúdo dos temas, desde que o público fique preso, acreditando em tudo o que ouve porque não consegue fazer uma triagem, a boa informação deu lugar à mesquinhez. Os jornalistas tornaram-se arrogantes, prepotentes, mal-educados, a minha amiga lembrou-se da Margarida Marante e eu de Miguel Sousa Tavares, quando éramos ainda miúdas e a forma como decorriam aquelas entrevistas.
Os jornais, comentava, vendem, o que não interessa mas que alimenta a alma do povo, tal como as revistas cor de rosa, vivemos rodeados de paparazzi, enquanto houver quem compre e que se preocupe mais com a vida dos outros do que com a sua própria vida.
E os anúncios, perguntei eu? Mulheres que limpam as suas casa enormes e com 3 elementos no agregado familiar, de saltos altos! Fantástico! Estas são as verdadeiras super-mulheres! Produtos de beleza que são sempre os mesmos apenas se mudaram o rótulo mas que anunciam verdadeiros milagres a quem os usar.
Não sei o que mudou, às mulheres, exige-se cada vez mais, dentro ou fora de casa. Os homens começaram a participar mais na vida a dois mas continuam a ser vistos como bichos raros e a inveja instala-se entre as mulheres presentes, como se fizessem mais do que a sua obrigação.
O tempo ia passando e nós recordávamos momentos que têm abalado este País desde o famoso caso, “Casa Pia”. Nada mudou apenas piorou.
Obrigada querida pela excelente tarde.
Posso oferecer uma chávena de chá?

Sem comentários:

Enviar um comentário